Lapinha Orgânicos

Dicas

10 motivos para consumir alimentos orgânicos

  1. São mais nutritivos. Alimentos produzidos naturalmente (agroecológicos, orgânicos e biodinâmicos) possuem, em média, 2,5 vezes mais nutrientes minerais que os alimentos convencionais. Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo.
  2. Possuem sabor e aroma mais intensos, sendo muito procurados pelos especialistas em culinária e apreciadores da boa comida. O sabor dos alimentos orgânicos está preservado da interferência de produtos químicos.
  3. Preservam a saúde, pois não contêm organismos geneticamente modificados, pesticidas, antibióticos ou hormônios. Pesquisas e estudos têm demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer.
  4. Preservam os recursos naturais, já que a intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico e tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais, principalmente do solo e de toda a vida à sua volta.
  5. Incentivam o pequeno produtor, fixando o trabalhador no campo com qualidade de vida. Em sua maioria, a produção orgânica provém de pequenos núcleos familiares que têm na terra a sua única forma de sustento. Mantendo o solo fértil por muitos anos, o cultivo orgânico prende o homem à terra e revitaliza as comunidades rurais.
  6. Mantêm o solo vivo, fértil e preservado, principal preocupação da agroecologia. O cultivo orgânico evita a erosão através de técnicas agroecológicas como rotação de culturas, plantio consorciado, compostagem, etc. O solo se mantém fértil e permanece produtivo ano após ano.
  7. Preservam mananciais (lençóis freáticos, rios, lagos), mantendo-os limpos e puros. O cultivo de alimentos orgânicos protege a qualidade da água. Os agrotóxicos utilizados nas plantações convencionais atravessam o solo, alcançam os lençóis d'água e poluem rios e lagos.
  8. Mantêm a biodiversidade das espécies, restaurando e protegendo a vida animal e vegetal. A agricultura natural respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis. A vida silvestre, parte essencial do estabelecimento agrícola, é preservada e áreas naturais são conservadas.
  9. Reduzem o aquecimento global e economizam energia. O cultivo natural dispensa os agrotóxicos e adubos químicos, utilizando intensamente a cobertura morta, a incorporação de matéria orgânica ao solo e o trato manual dos canteiros, garantindo maior aproveitamento da energia disponível no local.
  10. São mais baratos, se considerarmos os gastos com tratamentos de saúde e recuperação do meio ambiente degradado pelo consumo e cultivo de alimentos convencionais.

(41) 3622-1044 | organicos@lapinhaorganicos.com.br
© 2017 Lapinha Orgânicos.